PERSONALIDADE

 

A personalidade é a organização de dinâmica dos traços no interior do Eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das experiências singulares e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada individuo único na sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social.

 

Psicologia da Personalidade

É o ramo da psicologia que trata dos modelos gerais de comportamento do indivíduo. Tem dois aspectos essenciais:

“Nunca conseguiremos tratar eficazmente os problemas humanos se persistirmos em simplificá-los demasiado.”

 

Conceito de Personalidade

O conceito de personalidade tem origem na constância que se observa no comportamento do sujeito durante um período de tempo e numa gama de situações diferentes. Por exemplo, uma aluna tímida no secundário tende a sê-lo na universidade e num emprego futuro.
As pessoas tendem a comportar-se uniformemente porque transferem o que aprendem numa situação para outra.
Mas, a personalidade não é imutável. É influenciada pelas experiências e por variáveis situacionais (as motivações são, também, mutáveis). Esta falta de constância do comportamento foi demonstrada por Hartshorne e May.
Outros factores que influenciam a constância da personalidade são a semelhança física e a conceptual. Por exemplo, uma criança que é honesta num jogo de futebol sê-lo-á, também, numa sala de aula. Burton e Hoffman confirmaram que a solidez da honestidade/desonestidade aumenta à medida que as crianças crescem.
As reacções de ansiedade são outro factor a considerar na manifestação da personalidade. Estas dão-se em função da pessoa e da situação
Se o comportamento não é totalmente uniforme, também não é totalmente disforme, o que contribui para a previsão do comportamento humano.
           

Personalidade é, então, os aspectos internos e externos peculiares relativamente permanentes do carácter de uma pessoa que influenciam o comportamento em diferentes situações.

 

 


Transtornos da Personalidade:

Os transtornos da personalidade afectam todas as áreas de influencia da personalidade de um individuo. O modo como vê o mundo, a maneira como expressa as suas emoções e o comportamento social.
Caracteriza um estilo de vida pessoal mal adaptado, inflexível e prejudicial a si e aos outros. As pessoas que apresentam transtornos da personalidade têm uma maior rigidez e menor flexibilidade no modo como respondem e experimentam os diferentes contextos sociais.

 



Personalidade Criminosa



Transtorno Afectivo Bipolar


Distúrbio de Personalidade Múltipla


Transtorno da personalidade Anti Social ou Psicopática


Transtorno de Personalidade Borderline

Bibliografia:

Psiquiatria Forense de J.C. Dias Cordeiro
Introdução à psicologia - Edições da Fundação Calouste Gulbenkian
http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=38

Textos elaborados por Inês Silva

«« Voltar para Psicologia Criminal

«« Voltar para Retardo Mental

 

Livro de Visitas